Desfrutando os Tempos de Deus

INTRODUÇÃO

O fatalismo é uma teoria falsa, a qual diz que a vida de cada um seria predeterminada e que nada poderia mudar o seu curso; que o homem é mero ator no palco da vida, sem poder mudar o papel que ele representa. Então, de nada nos valeria orar, nada significaria as admoestações e os preceitos de Deus, referentes à vida. Nesta lição vamos aprender a importância de adquirirmos um coração sábio a fim de desfrutarmos dos tempos de Deus para nossas vidas.

1º. ENTENDENDO O TEMPO PARA CADA EVENTO

É muito importante buscarmos um coração prudente a fim de entendermos o tempo específico para cada situação que se sucede em nossas vidas. A falta desse entendimento faz com que muitos queiram desfrutar de determinadas coisas que ainda não amadureceram o suficiente ou, por muito protelarem, acabam chegando tarde demais. O resultado é a frustração e a infelicidade. Em Eclesiastes 8.5 está escrito: “Quem guarda o mandamento não experimenta nenhum mal; e o coração do sábio conhece o tempo e o modo”. Adquirir um coração sábio é aprender a entender o momento certo de desfrutar ou de esperar cada coisa. Deus esperou o momento certo para enviar Seu Filho à terra a fim de nos resgatar do pecado: “Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho…” (Gálatas 4.4). “Porque a visão ainda está para cumprir-se no tempo determinado, mas se apressa para o fim e não falhará; se tardar, espera-o, porque, certamente, virá, não tardará” (Habacuque 2:3).

2º. PARTICIPANDO DOS TEMPOS DE DEUS

Em Sua sabedoria, Deus estabeleceu tempos, ou seja, “estações”, “eras”, “épocas” para que Seus propósitos se estabeleçam. Ele está no controle de cada evento na história da humanidade. Contudo, não somos meras marionetes e vítimas dos caprichos de um deus ditador como pensavam os antigos gregos. Somos convidados a sermos participantes dos acontecimentos, podendo mudá-los por meio de nossa obediência, arrependimento e orações. Deus se inclina ao clamor de um justo, “…A oração de um justo é poderosa e eficaz” (Tiago 5.16). Lembremos como Abraão, por meio de sua intercessão, conseguiu livramento para seu sobrinho Ló quando este estava preste a perecer na ocasião do juízo de Sodoma; também Moisés impediu que Deus destruísse o povo de Israel quando este se entregou à idolatria; Vemos os ninivitas, por causa do seu arrependimento, recebendo clemência divina, mesmo depois de terem recebido a sentença de juízo devida ao seu pecado. Não podemos nos acomodar como vítimas das situações, mas sermos coadjuvantes na história com o Criador: “Desperta-me a memória; entremos juntos em juízo; apresenta as tuas razões, para que possas justificar-te” (Isaías 43:26).

3º. DESFRUTANDO OS TEMPOS DE FORMA SÁBIA

Nos versos 2 ao 8 o pregador coloca várias situações que ocorrem na vida de todos nós. Quando entendemos os tempos de Deus para cada uma delas, passamos a desfrutar da vida sem aquela aflição que nos abate quando não somos conhecedores dessas verdades. Precisamos identificar em nossas vidas o que deve ser “plantado” ou “arrancado”, identificar o que precisa “nascer” e o que precisa “morrer”, o que devemos “derribar” ou “edificar”. O entendimento “do que” e “de quando” só é conseguido mediante a comunhão com Deus e obediência à Sua Palavra. Não devemos “chorar”, por exemplo, quando os tempos estão para celebrar (“rir”) – há muita gente que deixa de desfrutar os bons momentos da vida porque se detém em coisas negativas e destrutivas, mas também devemos saber quando devemos “prantear”, ou seja, nos arrepender com choro e quebrantamento de coração ao invés de “saltarmos de alegria”. O riso fora do tempo causará choro, mas o choro no tempo devido produzirá riso e alegria (leia Salmo 126.6 e Tiago 4.8-10). O homem tem um tempo para todas as coisas (kronos), mas Deus tem o Seu próprio tempo (kairós) estabelecido. Identificar o momento certo (kairós) para todas as coisas é viver de forma sábia e proveitosa.

CONCLUSÃO

Busque viver sabiamente, discernindo o tempo de Deus para sua vida e desfrutando de cada momento como um presente do Criador. Identifique em oração que tempo Deus reservou para você agora – o que você precisa realizar ou deixar de fazer.

Marcos Arrais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: