“Alegroterapia”!

“Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos” (Filipenses 4:4).

INTRODUÇÃO

Vivemos numa geração doente e exigente. Nunca estamos à altura dos padrões exigidos pela sociedade e isso tem gerado uma corrida alucinante em direção à beleza e perfeição estéticas. Nessa sociedade moderna, doenças e interior, doenças como ansiedade, transtorno bipolar, transtorno obsessivo compulsivo (TOC) tem levado milhares numa busca crédula a toda forma de tratamento. Estamos na era das terapias!  Mas voltemo-nos para a Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada. Ali encontramos uma receita infalível para a tristeza e a ansiedade: a “alegroterapia”:

1°. A ALEGRIA TRÁS SAÚDE

“O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos” (Provérbios 17:22).

Quantas enfermidades são provenientes de um coração triste, abatido! É só olhar ao nosso redor que vamos perceber quantas pessoas têm vivido tristes, derrotadas, desgastadas e infelizes – é o “espírito abatido” que faz “secar os ossos”. A indústria do entretenimento tem faturado milhões com a proposta de trazer alegria ou pelo menos aliviar o medo e a insegurança do povo. Na verdade o máximo que o mundo pode fazer é mascarar a tristeza, mas nunca arrancá-la. Muitas pessoas têm gastado fortunas na tentativa de experimentar um pouco de alegria: viagens, remédios, clínicas, tratamentos etc. Nada disso tem adiantado porque a verdadeira alegria vem de um coração alegre. Um coração triste só pode ser curado através de uma verdadeira experiência com Deus, através de Jesus Cristo. Dessa forma saímos da escuridão da tristeza para a luz de um viver vibrante na presença da Deus. Quando o nosso coração está alegre, confiante em Deus, superamos qualquer circunstância que venha para nos abater: “…portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força” (Neemias 8:10b). A alegria que vem do Senhor é remédio para a nossa alma e para o nosso corpo!

2°. A ALEGRIA TRÁS BELEZA

“O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate” (Provérbios 15:13).

Hoje as pessoas dariam tudo o que têm para colocar um pouco de expressividade em suas faces. Assistimos uma verdadeira banalização de cirurgias plásticas que trás à tona a grande crise de auto-estima que enfrenta a nossa sociedade. Pessoas tentam esconder sua tristeza colocando um pouco de expressão na face: puxam daqui, esticam dali, enchem ali… enfim, nunca se tentou tanto parecer alegre como em nossos dias. Clínicas estéticas prometem verdadeiros milagres: a “fórmula da beleza”, a “fonte da juventude”, a “massagem que rejuvenesce”: “Fique mais bonito (a), mais alegre!”; “ganhe a guerra das aparências, do faz-de-conta!”! A industria farmacêutica ganha bilhões de dólares. Um coração triste e enfermo tem dificuldades de aceitar a maneira como a pessoa foi criada porque sempre olha ao redor com os olhos da rejeição. Quando não temos um coração curado, olhamos para o espelho e ele sempre nos mostrará “alguém mais bonita que eu”! Quando o nosso coração encontra a verdadeira alegria em Jesus, nosso semblante é mudado, pois a disposição interior reflete diretamente em nossa face. Quando isso ocorre, entendemos que fomos criados à imagem e semelhança de Deus e que tudo o que Ele faz é perfeito! Podemos até mesmo não nos enquadrar no padrão de beleza estabelecido pelo mundo, mas estamos plenamente satisfeitos em Deus porque o nosso coração transborda de alegria que vem de Cristo. Nesse momento, descobrimos que em cada fase de nossas vidas, existe uma beleza  característica: “O ornato dos jovens é a sua força, e a beleza dos velhos, as suas cãs” (Provérbios 20:29), então não queremos disfarçar nada porque sabemos que a verdadeira beleza está num coração alegre. Não que seja errado buscarmos recursos que a medicina e a tecnologia nos disponibilizam, mas que, se vamos nos servir dessas ferramentas, devemos fazê-lo conscientes de que um coração triste nunca ficará satisfeito.

3° COMO ENCONTRAR A ALEGRIA

“…Com todos os seus, manifestava grande alegria, por terem crido em Deus” (Atos 16:34b).

A alegria verdadeira, eterna, terapêutica, só é encontrada numa pessoa: Jesus. Quando nos encontramos com Jesus, descobrimos a resposta para os dilemas que nos afligem. A presença dessa alegria está relacionada com a certeza da salvação (Salmos 51:12) e conseqüentemente a sua ausência é fruto do pecado (Salmo 32.2,3). Podemos nos cercar de cristais, incensos, chás, cores etc, mas definitivamente nada disso terá qualquer efeito sobre nosso estado de espírito, porque a alegria real só pode ser experimentada quando nos reconciliamos com Deus. A alegria não está numa clínica, nem numa mesa de cirurgia e muito menos num antidepressivo, mas num coração perdoado e transformado por Deus! Quando servimos a Deus, a alegria é sempre um porto em que vamos ancorar: “Porque não passa de um momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã” (Salmos 30:5).

CONCLUSÃO

Se você já passou por uma experiência da salvação, deixe toda a paranóia desse mundo e aceite o fato de que você é o melhor de Deus. A palavra “evangelho” quer dizer: “boa notícia”. Boas notícias sempre trazem alegria ao nosso coração. E que “boa notícia” o Evangelho nos trás? “Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo…para que o mundo fosse salvo por ele” (João 3:17). Essa é uma experiência pessoal que devemos ter ao convidar Jesus para ser o Senhor de nossas vidas. Onde encontrar uma “clínica” de alegroterapia? Procure uma célula ou uma igreja evangélica onde a Palavra de Deus é pregada: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR” (Salmos 122:1)

2 responses

12 12 2008
Terapia Revolucionária!! « Marcos Arrais

[…] Alegroterapia? Pois é, gostaria de indicar essa terapia revolucionária que vai mudar a sua vida. Confira!! Publicado […]

30 09 2009
Rita

Parabéns pelo seu blog adorei mesmo. Muito objetivo e interessante. Continue sempre assim. Seja bem vindo também se quiser a conhecer meus sites de psicoterapia e plantão psicológico ficarei feliz também http://www.prontosocorrodaalma.com.br .
Seu blog é nota 10!!!
beijoss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: